Todo mundo associa a ida ao médico a estar doente ou apresentando sintomas de alguma doença. Mas você sabia que na medicina também prevalece aquele dito popular de que “é melhor prevenir do que remediar? ”. Isto mesmo, em muitos casos, a prevenção e o cuidado no início dos sintomas aumentam as chances de curar doenças e assim também ocorre com os problemas ginecológicos.
Recomendamos a visita ao ginecologista regularmente, após o início da menstruação e ainda com mais frequência quando a mulher tem uma vida sexual ativa. As mulheres devem ter uma avaliação ginecológica a cada ano a partir de aproximadamente 13 a 18 anos de idade.
Esses cuidados preventivos de saúde incluem a realização de exames ginecológicos regulares, mesmo quando não existem sintomas de doenças, assim se algo estiver alterado o tratamento pode ser iniciado precocemente com resultados melhores.
A ida ao ginecologista serve para tratar da saúde do seu sistema reprodutivo. É neste momento que a mulher deve tirar suas dúvidas com o médico que pode esclarecer tudo sobre a autonomia reprodutiva e sexual, incluindo práticas de sexo seguro, métodos contraceptivos e outras formas de minimizar os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.
A ginecologista também vai indicar os cuidados que a mulher deve ter com sua saúde ginecológica como formas de prevenir infecções urinárias, entre outras doenças.