É normal durante a gravidez ouvirmos as pessoas dizendo que temos de comer por duas pessoas. Mas, não é bem assim.
Quando está no período gestacional, a mulher realmente precisa comer mais, afinal, seu corpo recruta mais nutrientes para proporcionar o desenvolvimento do bebê.
Mas além disso, a gravidez coloca nosso corpo numa espécie de stress. Para entendermos melhor, durante a gravidez nosso corpo começa a fazer uma espécie de hora extra – aumentando em 50% a circulação sanguínea, o que exige um maior esforço cardiorrespiratório. Isso faz com que tanto coração quanto pulmões trabalhem mais para fazer o sangue circular pelo corpo e para enviar oxigênio para os órgãos.
Por isso, recomendamos que a gestante com imc normal antes da gestação, não ganhe de 9kg a 12 kg, pois um ganho de peso superior iria por ainda mais sobrecarga no corpo, além do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão.
O peso deve ser acompanhado durante toda a gestação e é muito importante que a mulher siga as recomendações da ginecologista/obstetra sobre alimentação durante a gestação. Reunimos algumas dicas para você controlar a balança durante a gravidez.
- Coma a de 3 em 3 horas;
- Prefira sempre cereais integrais que são boas fontes de vitaminas do complexo B, essenciais para minimizar o desconforto com o enjoo;
- É importante consumir cálcio (leite e derivados), mineral determinante para garantir a saúde óssea da mãe;
- Fontes de ferro como feijão e grãos também não podem faltar, pois evitam a anemia, muito comum na gravidez.
- Inclua os alimentos ricos em ácido fólico, como folhas verdes escuras, na dieta, pois isso garante a formação do tubo neural do bebê;
- Beba muito líquido, principalmente água;
- Evite o consumo de sal em excesso, pois ele piora a retenção de líquidos;
- Mastigue bem os alimentos, ou seja, sem pressa, tenha calma para comer;
- Dê adeus a frituras, embutidos e alimentos gordurosos.
- Siga a dieta recomendada pelo médico e pratique exercícios de baixo impacto como hidroginástica.