Doenças neurológicas que afetam o aprendizado

///Doenças neurológicas que afetam o aprendizado

Doenças neurológicas que afetam o aprendizado

Como sabemos, a neurologia é uma parte da medicina que cuida dos males que afetam o cérebro, os músculos, a medula e os nervos. Portanto, um neurologista acaba tendo um largo campo de atuação porque todos esses sistemas, quando tem algum problema afetam o dia a dia, a vida do paciente, muitas vezes com grande impacto.

Hoje, vamos falar de um dos impactos das doenças neurológicas que é aquele que preocupa muitas famílias, pois prejudicam o aprendizado e a sociabilidade, em uma fase crucial para as crianças, o período escolar. Entre esses problemas estão o autismo, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Parte dessas doenças pode ser tratada com medicamentos, acompanhamento com o neurologista e também psicopedagógico, mas também é muito importante a participação da família nesse processo para que a criança tenha um desenvolvimento o mais próximo do que seria normal para sua idade.

Autismo: trata-se de um transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade da criança se comunicar e interagir com outras pessoas. O transtorno de autismo afeta o sistema nervoso e tem diferentes níveis de gravidade.
O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar, sendo que os sintomas mais recorrentes são dificuldade de comunicação, de interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. O diagnóstico precoce e terapias comportamentais, educacionais e familiares ajudam a amenizar esses sintomas e melhorar o desenvolvimento da criança.

Déficit de Atenção: o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é uma doença neurológica crônica que resulta na dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. O tratamento inclui acompanhamento com o neurologista e psicólogo, podendo também ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar a criança a se concentrar e prestar atenção às aulas.

Quando não tratado e identificado precocemente, o TDAH afeta o desenvolvimento da criança, que não consegue acompanhar os demais coleguinhas na escola e registra baixo rendimento escolar.

2018-10-16T16:47:59-03:00