Que a mulher deve passar por acompanhamento com a ginecologista todas nós sabemos! Mas quando deve ocorrer a primeira consulta com a especialista?

Primeiramente, a ginecologista deve ser procurada a qualquer momento, a qualquer sinal de problema ginecológico.

Mas o início das consultas, geralmente, começa na adolescência quando temos a primeira menstruação, conhecida como menarca.

É neste momento que a mulher pode ter a primeira consulta, checar se está tudo bem com o sistema reprodutivo e, principalmente, para as meninas tão jovens ter a orientação necessária antes do início da vida sexual.

Se a vida sexual da adolescente já foi iniciada, é recomendado o acompanhamento médico regular. Isso porque a primeira menstruação indica que o sistema reprodutor feminino está funcionando, ou seja, para haver ciclo menstrual a mulher tem que ter ovulado e esse óvulo não fecundado é eliminado com o sangramento durante o ciclo menstrual.

Na primeira consulta, é feito um exame ginecológico. Além disso, servirá para a adolescente ter uma longa conversa com a médica e tirar todas suas dúvidas sobre as mudanças que estão ocorrendo com seu organismo durante este período.

As primeiras menstruações podem não ser regulares, ou seja, a menina pode não menstruar todos os meses, o que deve se normalizar após um ano.

A consulta também servirá para a médica tirar as dúvidas da jovem e explicar sobre os métodos contraceptivos, que não são apenas os anticoncepcionais que conhecemos tanto e sim preservativos que evitam o acometimento por diversas doenças sexualmente transmissíveis.

O uso de anticoncepcional só é indicado para jovens com a vida sexual ativa ou em pacientes, que mesmo virgens, sofrem de alguma disfunção hormonal, como a causada por ovários policísticos.

As consultas com a ginecologista devem ser regulares, ou seja, ao menos uma vez ao ano, quando a mulher tem uma vida sexual ativa.