Antigamente, era muito comum as pessoas se casarem ainda na adolescência e em seguida engravidar. Porém, o desenvolvimento do país fez com que as mulheres passassem não apenas a estudar mais, como também ocupar mais postos de trabalho, priorizando formação e carreira profissional.
Hoje, não é incomum a gravidez após os 30 anos de idade, quando as mulheres já possuem uma carreira, se não consolidada, bem estruturada, com boa estabilidade financeira e, se tudo der certo, com um parceiro disposto a formar uma família.
Concomitante a esse processo social, a medicina também foi evoluindo e desenvolvendo técnicas que permitem às mulheres engravidarem com tranquilidade mesmo após os 30 anos, o que era considerado uma gestação complicada até o final da década de 80.
Apesar destes avanços, alguns cuidados são indispensáveis e devem ser seguidos pelas mulheres que desejam engravidar após os 30.
Um dos tratamentos bastante consolidado é o de fertilização em vitro. É fato que a fertilidade da mulher começa a diminuir a partir dos 25 anos, decaindo ano a ano a partir desta idade. De maneira geral, a fertilidade atinge índices mais baixos quando a mulher chega aos 35 anos. Nestes casos, a fertilização é uma possibilidade com chances de sucesso que variam entre 35% e 50%.
O avançar da idade, também pode ocasionar problemas como pressão alta e diabetes, por exemplo, que podem atrapalhar e trazer riscos à gestação, inclusive dificultar o desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, após os 30 anos, há mais riscos de bebês nascerem prematuros e com peso baixo.
Vale frisar que, apesar de as estatísticas indicarem essas probabilidades, isso não é uma sentença de que toda mulher com mais de 30 anos, que engravide, terá problemas. Isso posto, é totalmente possível engravidar nesta faixa e levar uma gestação saudável. Porém, é recomendável que a mulher nesta condição, procure seu ginecologista para realizar exames gerais e mais específicos sobre sua saúde. Eles irão indicar se algum medicamento ou vitamina são necessários.
Com a gravidez confirmada, é fundamental que o pré-natal seja realizado criteriosamente. Os exames e visitas ao médico devem ser feitos com regularidade, obedecendo as datas fixadas. Dessa maneira qualquer problema pode ser detectado com rapidez e os hábitos mais saudáveis explicados. Estes cuidados simples garantem uma gestação saudável e tranquila para a futura mãe e seu bebê.