Ter um filho é um passo importante na vida do casal e, por isso, deve ser planejado tanto financeiramente como biologicamente. Antes de engravidar, tanto a mulher quanto o homem devem passar por exames para se certificar se está tudo bem com a saúde e se não há impeditivos para concepção. Mas o que fazer quando não conseguir engravidar?

Os motivos da dificuldade de engravidar podem ser muitos – desde uma simples ansiedade que atrapalha o casal ou até problemas de fertilidade, que ao contrário de que muitos pensam, não atingem apenas a mulher e são muito comuns entre os homens também.

Para termos uma ideia, estima-se que cerca de 20% dos casais no mundo têm algum tipo de dificuldade ao decidirem ter um bebê. Em geral, em 40% dos casos afetam, o problema ocorre na mulher e, em outros, 40%, os homens, 10% são atribuídos a ambos e aproximadamente 10% não têm causa aparente.

O tempo normal para se conseguir engravidar é de 01 ano para mulheres até 35 anos e seis meses para mulheres com mais de 35 anos. Caso o casal esteja tentando por mais tempo do que esse é necessário iniciar uma investigação.

Entre as mulheres, fatores que dificultam ou impedem a gravidez com mais frequência são alterações ovulatórias, alterações na cavidade uterina causadas por miomas submucosos ou pólipos e obstrução das trompas causada por endometriose ou doença inflamatória pélvica.

Entre os homens, a diminuição das taxas de espermatozoide, que pode ser causada por varicocele ou infecções ou a disfunção erétil são as principais causas de infertilidade.

Importante nesses casos procurar ajuda médica para identificar o problema e passar a tratá-lo. O seu sonho de ser mãe ou pai pode demorar, mas não é impossível. Existem várias técnicas para auxiliar os casais desde coito programado com indução de ovulação até técnicas mais elaboradas como FIV e ICSI.