Puerpério, é preciso se resguardar na quarentena?

///Puerpério, é preciso se resguardar na quarentena?

Puerpério, é preciso se resguardar na quarentena?

Popularmente conhecido como quarentena ou resguardo, o puerpério é o período de 45 dias após o parto, necessários para que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação.

Trata-se de um período em que a mulher precisa tomar uma série de cuidados, pois o corpo começa a recuperar após as mudanças causadas pela montanha de hormônios e as transformações físicas causadas pela gestação.

O corpo começa a se recuperar e algumas mudanças observadas são: os seios passam por transformações para produzir leite; o útero que foi dilatado na gravidez, começa a se contrair de forma intensa nas horas seguintes ao parto, fazendo as paredes comprimirem os vasos sanguíneos que nutriam a placenta; tem ainda os lóquios inicialmente um sangramento vivo que com o decorrer do tempo vai alterando de coloração ate ficar amaraledo e acabar apos duas semanas pós parto.

Já o sexo durante o resguardo, está proibido devido possibilidade de inecção.

Portanto, essa quarentena é período fundamental para mulher se recuperar física e psicologicamente. Isso ocorre porque logo após o parto a mulher sofre uma queda brusca dos níveis hormonais, capaz de provocar desânimo, cansaço e depressão pós parto.

Para se ter uma ideia, estima-se que após o parto cerca de 80% das mães apresentam sentimento de insegurança e tristeza, estado que dura em torno de 15 dias, e é classificado como baby blues.

Caso a mulher queira utilizar algum método anticoncepcional, ela pode iniar anticoncepcionais orais especificos durante a amamentação oou até colocar o DIU, este pode ser colocado imediatamente no pós parto já que ha uma facilidade para sua inserção

 

2018-10-16T16:45:14-03:00