Apesar de ser um dos principais sintomas, meningite não é apenas uma dor de cabeça. Trata-se de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo que atacam as meninges (membranas que envolvem e protegem o cérebro), a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
Na meningite viral, o quadro é mais leve e os sintomas são parecidos com o da gripe. É mais comum em crianças e inclui sintomas como febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas.
Caso se confirme que se trata de uma meningite viral, o paciente passa por acompanhamento e espera-se que o caso se resolva sozinha assim como ocorre com outras viroses.
Nas meningites bacteriana e fúngica, o quadro é mais sério. O paciente precisa ser imediatamente tratado devido ao grande risco de a doença levar a sequelas ou até a morte.
Entre os sintomas estão febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, rigidez de nuca e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Nos bebês, a moleira fica elevada.
O tratamento é feito com antibióticos ou antifúngicos (de acordo com o agente) e requer internação em UTI.
O tratamento precoce pode minimizar as sequelas e evitar a morte.
#neurologia #neurologista #meningite
#meningitebacteriana #meningiteviral#neuro #sinais #sintomas #tratamento#drluisfelipeberchielli #saude#qualidadedevida #clinicadesaúde#clínicazonasul #cerebro #fisioterapia#psicologia #pediatria #geriatria#enfermagem #saude #fonoaudiologia#neurociencia