“Uma maçã por dia” pode “manter o médico longe”, mas o consumo diário de suco de romã pode ajudar a proteger a memória. ⠀
⠀
Um estudo randomizado com mais de 200 participantes descobriu que aqueles que receberam suco de romã tiveram maior pontuação nos testes de memória do que aqueles que receberam uma bebida placebo. Os resultados apresentados no # AAGP19 complementam pesquisas anteriores sobre vários alimentos, como mirtilos, que têm sido associados com as faculdades mentais preservadas.
⠀
A fome também pode desempenhar um papel separado na prevenção da perda de memória e condições relacionadas. Os pesquisadores descobriram que níveis mais altos de colecistocinina, um aminoácido envolvido na regulação do apetite, está associado à diminuição do risco de comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. ⠀
⠀
Estratégias preventivas também podem se concentrar na deficiência de vitamina D. Um estudo separado descobriu que essa deficiência perturba a conectividade estrutural do cérebro e prejudica a memória. Os pacientes que apresentavam deficiência de vitamina D tiveram um declínio significativo em sua capacidade de lembrar e aprender, em comparação com um grupo controle.
⠀
Dadas as preocupações sobre a perda de memória e prejuízos associados em todas as populações que estão envelhecendo, é provável que quaisquer ferramentas preventivas e estratégias de tratamento se tornem um tópico clínico de tendência.
Fonte: @medscape