O útero é o maior órgão do sistema reprodutor feminino e tem como função principal receber o óvulo fertilizado, dando condições para o seu desenvolvimento, ou seja, para concepção do bebê. Mas o nosso útero não é apenas sinônimo de nova vida e também fica doente. Uma dessas doenças são infecções, causadas por microrganismos que atingem o colo ou a parte mais interna do útero, podendo chegar as tubas uterinas e caírem nos ovários.
Essa condição atinge, principalmente, mulheres sexualmente ativas e precisa de tratamento adequado prescrito pelo ginecologista e de muita prevenção. A infecção é séria e também pode ser causada por doenças sexualmente transmissíveis como, clamydia e gonorreia.
Além disso, a infecção no útero pode ser desencadeada pela falta de higiene íntima, pela realização de duchas vaginais frequentes, lesões causadas na vagina durante o parto e constantes infecções na vagina.
Os principais sintomas da infeção no útero são corrimento constante com mau cheiro, sangramento vaginal fora do período menstrual, dor e desconforto abdominal e durante ou após a relação sexual.
É muito importante não ignorar esses sintomas e procurar pelo atendimento com a ginecologista ao senti-los. Sem o tratamento adequado, quadros de infecções podem levar a agravamentos como a infecção generalizada ou septicemia, quando a infecção se espalha para outras áreas do corpo, tornando muito difícil seu tratamento, formação de abcesso abdominal sendo necessário tratamento cirúrgico.