Você sabe o que é a Doença de Parkinson ?

///Você sabe o que é a Doença de Parkinson ?

Você sabe o que é a Doença de Parkinson ?

A doença de Parkinson é um distúrbio cerebral que afeta o movimento. Piora com o tempo e também pode afetar outras funções cerebrais, como aprendizado e memória.

Quais são os sintomas da doença de Parkinson?

Inicialmente, a doença de Parkinson geralmente causa apenas sintomas leves. À medida que piora, os sintomas podem afetar a capacidade de uma pessoa trabalhar ou realizar atividades diárias. Quando se torna ainda mais grave, as pessoas com a doença às vezes precisam de ajuda para cuidar de si mesmas.

A doença de Parkinson também pode fazer algumas pessoas:

● Perder a capacidade de pensar com clareza

● Às vezes, perca o contato com a realidade ou veja coisas que não existem (elas são chamadas de “alucinações”)

● Sinta-se deprimido, ansioso ou menos interessado na vida cotidiana

● Tiver problemas com o sono, como insônia (dificuldade em adormecer) e sonolência diurna

● Sinta-se cansado

● Perder a capacidade de cheirar

A doença pode até causar problemas como constipação, sudorese, dificuldade em urinar, dificuldade em engolir e problemas sexuais. Algumas pessoas com doença de Parkinson recebem algo chamado “hipotensão ortostática”. Este é o termo médico para uma queda repentina da pressão arterial que acontece quando uma pessoa se levanta. Essa queda na pressão arterial pode fazer com que a pessoa se sinta tonta ou tonta ou até desmaiar.

Existe um teste para a doença de Parkinson?

Não, não há teste. Mas os médicos geralmente podem dizer se uma pessoa tem a doença de Parkinson com base em seus sintomas. Às vezes, os médicos usam testes para garantir que os sintomas não sejam causados ​​por outra coisa.

Como é tratada a doença de Parkinson?

Existem vários medicamentos que podem melhorar os sintomas da doença de Parkinson. Os pesquisadores também estão estudando medicamentos que podem ajudar a impedir que a doença de Parkinson piore. Mas, por enquanto, nenhum tratamento pode curar a doença.

Às vezes, os medicamentos usados ​​para tratar os sintomas da doença de Parkinson podem causar efeitos colaterais graves. Por esse motivo, as pessoas geralmente começam a tomá-los somente depois que os sintomas começam a realmente incomodá-los.

Se você estiver pensando em tratamento, peça ao seu médico ou enfermeiro para ajudá-lo a entender os riscos e benefícios dos medicamentos que você pode tomar. Aqui estão algumas perguntas a seu médico que podem ajudá-lo a decidir o que fazer com o tratamento:

● Quais medicamentos você sugere que eu tome?

● Quais são seus efeitos colaterais?

● Qual é a probabilidade de meus sintomas melhorarem com cada medicamento?

● O que acontece se eu não tomar o medicamento?

Pessoas com doença de Parkinson que não melhoram com outros tratamentos às vezes podem receber um tratamento chamado “estimulação cerebral profunda” (também chamada “DBS”). As pessoas que recebem DBS devem primeiro fazer uma cirurgia para colocar os fios em uma parte do cérebro que ajuda a controlar o movimento muscular. Os fios são conectados a um dispositivo implantado sob a pele, geralmente próximo à clavícula. Ele envia sinais elétricos ao cérebro para reduzir o movimento anormal.

Existe algo que eu possa fazer sozinho para me sentir melhor?

Você pode:

● Faça exercícios ou faça fisioterapia, para que seu corpo seja menos afetado pela rigidez e outros sintomas.

● Participe de grupos de apoio social, onde você pode conversar com outras pessoas que entendem sua situação.

● Torne sua casa mais segura, para que você tenha menos probabilidade de cair . Por exemplo, livre-se dos tapetes e da bagunça e verifique se todos os cabos elétricos estão bem guardados.

● Se você ainda dirige, faça um teste para garantir que seja seguro continuar dirigindo.

● Aprenda sobre a doença de Parkinson e seu tratamento. Dessa forma, você pode se envolver ativamente nos seus cuidados.

2020-07-17T10:22:31-03:00