A gravidez é um momento importante e, por isso, deve ser bem pensada e planejada. Pouco realizada pelas mulheres a avaliação pré-concepcional é importante pois permite detectar infecções que foram adquiridos pela mulher durante sua vida e podem afetar a gravidez.
Recomendamos fazer essa avaliação ao menos quatro meses antes da gravidez. Os testes permitem detectar doenças contraídas no passado ou aquelas que ainda estão ativas e podem causar algum risco para o desenvolvimento do feto ou para o bem-estar da mãe.
Entre os exames que devem ser feitos antes de engravidar estão sífilis que pode ser transmitida ao feto causando danos neurológicos, HIV, hepatites, toxoplasmose e rubéola.
Também recomendamos a realização de um hemograma completo, tipo sanguíneo, fator Rh e glicemia em jejum, dosagem de vitamina D, avaliação da tireoide, dosagens hormonais, exame de urina e de fezes.
Os exames ginecológicos como o Papanicolau, colposcopia e ultrassonografia transvaginal e das mamas também são importantes exames a serem realizados pela mulher que pretende engravidar.