A primeira visita ao ginecologista é um momento que pode trazer grande ansiedade às meninas. Um dos motivos para isso acontecer é a falta de informação dentro de casa. O ideal é que os pais informem à filha que, em algum momento, ela precisará passar por esse especialista. Mas quando a menina deve ir pela primeira vez ao ginecologista?
Por volta dos dez anos, a menina começa a entrar na puberdade, com uma grande movimentação hormonal em seu corpo, que resultará no nascimento de pelos pubianos, crescer os seios e, por volta dos 13 anos, a primeira menstruação, que é, enfim, o momento de fazer a primeira consulta a um ginecologista.
Após os esclarecimentos dentro de casa, a menina precisa se sentir confortável com o ginecologista e algumas pessoas preferem que a consulta seja com uma médica. Porém, também acontece de a mãe levar a filha ao seu próprio ginecologista, pois já é um médico confiança. Aliás, a mãe levar a menina como acompanhante em consultas ginecológicas ajuda a trazer um clima de normalidade para quando chegar a hora dela.
É recomendado que um dos país acompanhe a filha nesta primeira consulta, para fornecer detalhes sobre o histórico de vida da menina e sobre as mudanças no corpo dos últimos anos. Depois, é realizado um exame clínico, para verificar o desenvolvimento do aparelho reprodutor da menina.
Nesta primeira consulta, o ginecologista também deve orientar a menina sobre o ciclo menstrual, o início da atividade sexual, além da prescrição de pílula e outros métodos contraceptivos, se houver necessidade. Além disso, é neste momento que deve ser feita toda orientação sobre o uso indispensável do preservativo, não somente como método de prevenção à gravidez precoce, como para prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).